A pandemia da Covid 19 fez todo mundo se mexer para encontrar soluções inovadoras mediante os novos desafios que se apresentaram para as empresas em todo o mundo. Num cenário recessivo, instável e que vem migrando, à fórceps, para o ambiente digital, a maioria maciça das organizações precisou rever seus modelos de negócio, suas estratégias e suas visões de futuro. Surpreendidas por mudanças profundas no mercado e medidas sanitárias extremas, seguidos lockdowns e o advento do home office, os empresários se viram diante de algumas oportunidades que antes não vislumbravam.
Dentre essas alternativas que vieram à tona, estão as operações de fusões e aquisições (M&A), um mercado em franco crescimento nos últimos anos. Pesquisa da consultoria KPMG revelou que o Brasil bateu o recorde dos últimos 20 anos em transações de fusão e aquisição no primeiro semestre de 2021, e este número tende a crescer ainda mais em 2022. Segundo a plataforma Transactional Track Record (TTR), no período foram realizadas 916 transações, movimentando mais de R$250 bilhões.
Não por acaso, as empresas de tecnologia são as vedetes do momento. As inovações tecnológicas, a eminente hegemonia digital e a mudança no comportamento dos consumidores já vinham chacoalhando as empresas tradicionais. Com a Pandemia da Covid, os processos de digitalização que estavam em curso foram acelerados, o que abriu muitas oportunidades para empresas de serviços e produtos de tecnologia, aumentando seu valor e, consequentemente, chamando atenção dos investidores.
A Magazine Luiza foi uma das investidoras de destaque em 2020, com nove aquisições de base tecnológica. Para ampliar seu ecossistema de negócios, a holding incorporou empresas de delivery de refeições (AiQFome) soluções financeiras (Fintech Hub) marketplace (Hubsales) e marketing digital (Canaltech e Inloco Media), dentre outras.
Mas, as fusões e aquisições também cresceram em outros setores, como saúde, beleza, e-commerce, agronegócio, educação, varejo e telecomunicações. Um exemplo de fusão no mercado de locação de veículos aconteceu em 2020 entre a Localiza e a Unidas, que incorporaram suas ações e passaram a ter um valor de mercado de R$50,5 bilhões e uma frota de 491.000 veículos à disposição. Pelos céus do Brasil, poderemos ver outro exemplo de M&A decolando! Em janeiro de 2020 a Azul anunciou a compra da TwoFlex, empresa de táxi aéreo para passageiros e cargas de Jundiaí, SP, por R$123 milhões.
Estes são apenas alguns exemplos de fusões e aquisições no mercado M&A brasileiro recentemente. Uma dica importante para os empresários que vislumbram realizar este tipo de transação é contratar consultoria contábil e jurídica especializada e experiente no tema para garantir a celeridade, lisura e transparência do processo, bem como para assessorar o complexo movimento de integração e reorganização da marca criada, envolvendo a gestão da mudança e o engajamento dos colaboradores.
A Eficaz está preparada para assessorar suas operações de M&A, garantindo a segurança, a conformidade e a qualidade das informações e projeções necessárias para o sucesso dessas transações.